Conselho de Medicina proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

Conselho de Medicina proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma medida na terça-feira (11/04) que proíbe a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A decisão atendeu ao pedido de seis sociedades médicas preocupadas com o aumento de complicações decorrentes do uso indevido de hormônios. A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.


De acordo com a norma, os médicos estão proibidos de utilizar qualquer formulação de testosterona em pacientes sem o diagnóstico de deficiência do hormônio, exceto em situações previstas por outras normas, de prescrever hormônios divulgados como "bioidênticos", em formulação "nano" ou nomenclaturas de cunho comercial e sem a devida comprovação científica de superioridade clínica, e de realizar cursos, eventos e publicidade com o objetivo de estimular e fazer apologia a possíveis benefícios de terapias androgênicas com finalidades estéticas, de ganho de massa muscular ou de melhora de performance esportiva. Além disso, fica proibida a utilização de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade estética e de melhora do desempenho esportivo, tanto para atletas amadores quanto profissionais, bem como a prescrição de Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico (SARMS), para qualquer indicação, por serem produtos com a comercialização e divulgação suspensa no Brasil.


As sociedades médicas afirmaram que a proibição se faz necessária em virtude das informações deturpadas e inconsequentes a respeito desse assunto, mas comumente bem elaboradas e atraentes, que atingem não apenas a classe médica, mas também o público leigo. A medida tem caráter pedagógico e de alerta para a população em geral.


É preciso sublinhar que especialmente para indivíduos que buscam gestação, o uso de anabolizantes é totalmente desaconselhado. Os efeitos deletérios sobre a produção de gametas está bem comprovada, e, em alguns casos, pode ser irreversível.

 

Publicado em 12/04/2023

Gostou? Compartilhe este post:

Publicado por:

Dra. Ariane Kira

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais